14.12.17

Deuses de Barro apresentado hoje, às 18:00, na Biblioteca Palácio Galveias




«Primordial e fundador, Deuses de Barro foi escrito quando Agustina tinha 19 anos e permaneceu inédito até agora. E, sendo um romance inicial, nele se revela, desde logo, uma geografia recorrente e as coordenadas do futuro universo ficcional da escritora, mesmo em latência, os traços de algumas das histórias e personagens que criou mais tarde.
A 1.ª edição de Deuses de Barro, que será o 5.º volume das Obras Completas de Agustina que a Relógio D’Água está a publicar, permite assim um exercício “arqueológico”, um regresso às origens de uma escrita das mais poderosas da literatura portuguesa contemporânea, com o prazer de reencontrar no princípio um território firme e conhecido.

Nesse primeiro romance, Agustina, que costumava aconselhar que se escrevesse sempre sobre o que se conhecia, tomou para si própria o conselho, escrevendo sobre o mundo rural, a Casa do Paço, em Travanca, um “mundo fechado, que frequentara em criança e adolescente, onde o convívio com as tias Maria e Amélia foram um exemplo para a sua vida, um legado de sabedoria transmitido como uma profecia”, como escreve em prefácio Mónica Baldaque, filha da escritora.» [JL, 6/12/17]

Sem comentários:

Enviar um comentário